fbpx ...

Transformação interior e identidade social

Quem sou eu?

Carlos Baltazar

Master Trainer de PNL, formador e coach

Carlos Baltazar PNL

Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.

Para mim, vencer e ter sucesso são um objectivo de vida a muitas dimensões, não se trata somente de obter resultados num contexto limitado.
E-book de PNL

O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.

"Confusão é uma palavra que inventámos para uma ordem que não é compreendida
- Henry Miller

A nossa identidade depende, em larga medida, da imagem que os outros têm de nós. Até que ponto? 


Um homem estava internado porque acreditava ser um bago de milho. Um dia teve alta, mas logo ele regressou ao hospital, gritando que havia uma galinha no lado de fora. 
O médico pergunta: “Porque voltou? Você está curado, já não pensa que é um grão de milho!”. 
Responde o paciente: “Mas será que a galinha sabe isso?”

Vivemos tempos de instabilidade e mudança. De valores, de atitudes, de formas de vida…
No limiar da aprendizagem e da mudança, o que é mais natural é ficarmos num estado de confusão. Ainda não chegámos a um porto seguro mas já abandonámos o velho cais onde abrigávamos os nossos mapas do mundo.
Para aqueles que estão numa jornada de crescimento, um certo nível de desconforto e confusão será o sinal de que estão a progredir.
Vale a pena recordar o que dois pensadores afirmaram acerca deste tema:
Segundo o escritor Henry Miller, “Confusão é uma palavra que inventámos para uma ordem que não é compreendida”. Eu acrescentaria: ainda não é compreendida. 
E segundo Richard Bandler, um dos fundadores da PNL, “A confusão é o princípio de uma nova realidade”.

Identidade e muidança

O nosso crescimento é uma maneira de renovar e actualizar a nossa identidade.
A pessoa que cresce despede-se de roupa velha e assume novos comportamentos e atitudes. Estas novas facetas de si podem incomodar quem não quer ou não pode acompanhar a mudança.
É quase impossível mudar sozinho. Há sempre um confronto com o outro. Podes ter de mudar contra os teus amigos ou familiares. 
Alguns deles irão dizer-te, com a melhor das intenções: “Ah, tu não vais dar-te bem”. ” Não estou mesmo a ver-te nessas andanças”. E por aí fora…
Afinal, para cresceres, pode suceder que fiques momentaneamente só, porque os teus amigos não te acompanham. 
E irás agradecer, porque só precisas de quem vai contigo. Outros companheiros de jornada te esperam.

O QUE ACONTECE QUANDO MUDAMOS?

  • Muda a relação que temos com o mundo exterior. Vemos com outros olhos o ambiente que nos rodeia, a paisagem que nos cerca, as pessoas que encontramos. As rotinas deixam de o ser, o que era habitual pode tornar-se estranho.
  • Muda o nosso comportamento. Quem estava habituado a esperar certas reacções nossas pode ficar admirado e protestar. “Não estava à espera disto!”, poderão dizer.
  • Mudam as nossas competências. Talvez precisemos de aprender coisas novas. Ou dar força e crédito a uma capacidade que tínhamos adormecida dentro de nós à espera de ser chamada para a vida. Crescer é aprender e pode acontecer que isto entre em choque com quem desistiu de novas aprendizagens.
  • Mudam as nossas crenças, isto é, as generalizações que fazemos acerca de nós mesmos, do mundo, dos outros e da nossa relação com eles. As pessoas agarram-se às suas convicções porque são elas que lhes dão o seu mapa do mundo a que estão habituadas. Quando tu mudas, as tuas novas crenças podem assustar os que ficaram amarrados no velho porto seguro.
  • Muda a ideia e o sentimento que temos de nós mesmos. Não há mudança profunda sem uma nova identidade. E é mesmo aqui que as coisas se tornam interessantes e ‘perigosas’. Se tu sempre viveste entre galinhas e descobres que és uma águia, achas que as tuas amigas galinhas vão apreciar essa mudança? O que lhes está a dizer é que ser galinha é insuficiente. Quem tem medo de voar prefere ficar no chão e debicar no pequeno quintal familiar e seguro.
  • Por outro lado, é muito difícil mudar contra a identidade do grupo. Esta dificuldade é tanto maior quanto a identidade do indivíduo for fraca comparada com a do grupo. Sabes quão difícil é deixar um gang? O gang dá uma forte identidade às pessoas que têm um fraco conceito de si mesmas.
  • Muda a nossa missão. Todos temos uma missão na vida, à qual devemos dar forma e conteúdo. Pode ser muito humilde ou grandiosa –o universo não distingue, só pede que cada um a cumpra o melhor que pode. A boa notícia é que cumprimos a nossa missão ao crescer e viver mais de acordo com o nosso potencial. A má notícia é que o nosso grupo de apoio social pode não se rever neste processo. Se assim for talvez a nossa missão seja ajudá-los a crescer também. Ou simplesmente deixá-los para trás porque ninguém pode aprender contra vontade.
  • Muda a forma como nos conectamos a algo maior. Não temos necessariamente de mudar a nossa afiliação religiosa ou de nos tornarmos ‘espirituais’ mas uma mudança profunda vem acompanhada de um novo sentido para a vida e para a nossa relação com algo maior que nós.
  • Mudam as nossas necessidades, a sua ordem de importância e a forma como as satisfazemos. Esta mudança pode surpreender parceiros que precisavam de nós para satisfazer as suas necessidades (de qualquer ordem) ou que satisfaziam as nossas.

crenças - a base da identidade

A importância excepcional do sistema de crenças e convicções

Uma pessoa cheia de convicções é como um corpo rígido, com fortes ossos e pouca flexibilidade. Terá grandes dificuldades em mudar e adaptar-se a desafios fora do sistema em que se sente confortável.
Por outro lado, se não tiver convicções, uma pessoa não tem forma, falta-lhe o esqueleto e a estrutura. O crescimento não a motivará porque é preciso acreditar no seu valor para assumir as dores da mudança.
Na PNL, damos um grande relevo à importância de ter crenças ilimitadas e adatáveis, que nos abrem para um espaço de liberdade e de escolhas. Com uma forte estrutura de crenças ilimitadas e valores bem assumidos, somos mais capazes de manifestar todo o nosso potencial.

Se sentires que os teus amigos e conhecidos não te acompanham no teu processo de crescimento, provavelmente eles estão enredados num sistema de crenças estático. Quando só se dispõe de um mapa da realidade ou modelo do mundo pobre de escolhas, distorcido e sem capacidade de actualização, é difícil aceitar a mudança de paradigmas ou simplesmente a mudança do outro que expandiu a sua zona de conforto e alargou o seu painel de possibilidades de vida.

A PNL- Programação Neuro Linguística tem como tema central de estudo e aplicação a qualidade da nossa experiência subjectiva, isto é, a forma como nos sentimos e vivemos.

Sabermos quem somos e como usufrir de uma identidade e auto imagem saudáveis é sobremaneira importante para a nossa qualidade de vida.

Pode ler mais sobre o tema da identidade no artigo Autoimagem e crescimento pessoal -Identidade

Cursos

Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.

Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.

Workshops

Venha conhecer o modo como os Arquétipos influenciam constantemente o seu comportamento ao longo da vida e clarificar formas de colocar esse conhecimento ao serviço de uma vida plena.

Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.

Workshop onde, através de técnicas de PNL são abordadas estratégias de reforço da inteligência e da Integração Emocional.

Workshop prático de desenvolvimento da autoconfiança, da auto estima e do poder pessoal, onde serão aplicadas técnicas de PNL e Relaxamento Dinâmico.

Workshop prático: criar e contar metáforas e histórias para a transformação e cura.

Neste workshop, desenvolvemos o tema da comunicação eficaz e da gestão colaborativa de conflitos, com contribuições da PNL e outras áreas da excelência humana.

Workshop prático e vivencial para Aprender com o Passado, Viver bem o Presente e Alimentar o Futuro.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.