O segredo está na intenção positiva
Carlos Baltazar
Master Trainer de PNL, formador e coach
Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.
O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.
A Programação Neuro Linguística (PNL) oferece um conjunto de modelos para compreender e transformar a nossa experiência. O uso apropriado da linguagem que empregamos ao falar com outros ou com nós mesmos é um dos meios mais eficazes para criarmos resultados coerentes nas nossas vidas.
A crença de que existe sempre uma intenção positiva atrás de cada comportamento é um pressuposto útil porque, na nossa perspectiva, conduz a resultados mais interessantes e poderosos do que aquele que obteríamos se não acreditássemos nisto.
A verdade é que este é um dos pressupostos da PNL que costuma levantar mais dúvidas e objecções. Será possível que mesmo os comportamentos disfuncionais, desviantes, negativos ou agressivos tenham uma intenção positiva?
Sim, mesmo esses!
No contexto em que aconteceu, com os recursos de que dispunha, a pessoa teve esse procedimento porque alguma parte dela assumiu o controlo e geriu o comportamento com um dado objectivo e intenção útil (mesmo que inconsciente).
E esta crença não serve de desculpa para tudo? De forma nenhuma, não se trata de retirar a responsabilidade pelas acções cometidas. Elas não se tornam boas em si devido a este pressuposto.
O princípio da intenção positiva serve para nos aproximarmos da pessoa que teve o comportamento (essa pessoa pode ser eu ou tu) de forma a influenciarmos a sua escolha por comportamentos alternativos mais funcionais.
Como utilizamos este pressuposto para transformar comportamentos?
Nós partimos também doutra ideia: Todo o comportamento é transformável e cada pessoa é mais do que o conjunto das suas acções. E insistimos que a vocação da PNL é permitir que as pessoas tenham mais escolhas nas suas vidas e que estas escolhas sejam simultaneamente atraentes e gratificantes para si e para as outras pessoas envolvidas.
Há duas chaves ‘mágicas’ para transformar um comportamento:
Chave nº 1: O novo comportamento deve garantir que a intenção positiva do anterior é preservada.
Chave nº2: O novo comportamento deve fazer parte de um conjunto de novas escolhas com que a pessoa se sente melhor.
Percebemos ainda melhor com exemplos:
Joana quer mudar a forma como se alimenta e conseguir um corpo com o qual se sinta confortável. Presentemente, ela tem consciência que come demais e consome doces em excesso.
Qual pode ser a intenção positiva de um comportamento que a levou a ter mais 30 quilos do que a sua altura aconselha, que lhe baixa a auto estima por não gostar de ser ver ao espelho e, em geral, lhe retira qualidade de vida?
Numa consulta de coaching com PNL, descobrimos que Joana quer sentir prazer, conforto e sonolência. Agora, o caro leitor dir-me-á “percebo que prazer e conforto sejam resultados positivos, mas…sonolência?”
Pois, temos de investigar qual a intenção positiva da sonolência. E percebemos que a Joana quer abafar o seu diálogo interior e voz crítica com que permanentemente se auto censura.
Na nova estratégia de alimentação da Joana, temos de assegurar que ela obtém prazer e conforto (não pode ficar associada ao conceito de dieta e tem de ser saborosa), e conseguir que ela conviva melhor com o seu crítico interior. Se não, podemos estar certos que ela voltará ao comportamento antigo.
Usando a chave nº2, é preciso que a Joana se veja a si própria como uma pessoa renovada que tem a capacidade de escolher adequadamente a sua alimentação e se sente bem consigo mesma. A PNL tem diversas técnicas para ajudar neste domínio.
O que se passa quando não gostamos do comportamento de alguém? Pode ser um nosso familiar, filho ou parceiro afectivo.
Podemos afirmar que detestamos aquilo que faz, acusá-lo e exigir uma mudança de comportamento.
Esta estratégia tem sido seguida por milhões de pessoas em ‘ziliões’ de oportunidades e tem falhado sucessivamente. As pessoas simplesmente defendem-se, contra atacam e reforçam ainda mais o velho comportamento.
Ou podemos procurar qual é a intenção positiva daquilo que fazem. Para isto, ou lhe perguntamos qual pode ser esta intenção ou resultado pretendido (usando uma linguagem adequada, respeitosa e assertiva) ou nos colocamos na sua posição. Isto é: se eu fosse aquela pessoa, acreditasse naquilo em que ela acredita e sentisse o que ela sente, ao actuar como ela faz, qual seria o resultado ou ganho que queria obter que é mais importante do que o seu comportamento?
Ao fazer isto, podemos descobrir que um comportamento agressivo oculta o desejo de segurança, ou que a mentira tem como intenção evitar o confronto, etc.
Na posse da intenção positiva podemos cooperar com a pessoa para encontrar alternativas que mantenham o ganho desejado e sejam mais gratificantes para todas as partes envolvidas.
Exercício prático para a transformação de comportamentos e auto reconciliação
Considera qual o comportamento que queres mudar.
- Dirige a tua atenção para o teu mundo interior, pede a colaboração do teu inconsciente e procura a intenção positiva do comportamento. Supondo que uma parte de ti gera este comportamento, o que poderá esta parte bem-intencionada querer dar-te, mais importante do que esse comportamento específico?
- Pensa em todas as vezes que foste capaz de mudar coisas, de criar ideias e soluções, de renovar algo na tua vida. Se tiveres alguma dificuldade, escolhe uma pessoa existente ou imaginária que possa ajudar-te com a sua criatividade.
A ideia é encontrares outros comportamentos alternativos que continuem a assegurar a intenção positiva e sejam mais coerentes com a pessoa que queres ser, com a tua identidade mais profunda. - Toma nota destes comportamentos alternativos e da forma como eles te ajudam no teu desenvolvimento pessoal.
- Como é ser a pessoa que tem a liberdade de escolher novos comportamentos e estratégias de vida? Cria uma imagem poderosa de ti mesmo com os novos comportamentos. Dá-lhe cor, vibração, torna-a grande e próxima até que fiques encantado com todas as novas possibilidades.
- Guarda esta imagem e leva-a contigo para o teu futuro quase presente, e mais atraente e gratificante.
Se quiseres usufruir de toda a capacidade transformadora da PNL, sugiro que procures um Coach qualificado ou um Formador de PNL (trainer) com experiência comprovada. Fico à tua espera, acredito que posso ser essa pessoa.
Cursos
Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.
Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.
Workshops
Venha conhecer o modo como os Arquétipos influenciam constantemente o seu comportamento ao longo da vida e clarificar formas de colocar esse conhecimento ao serviço de uma vida plena.
Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.
Workshop onde, através de técnicas de PNL são abordadas estratégias de reforço da inteligência e da Integração Emocional.
Workshop prático de desenvolvimento da autoconfiança, da auto estima e do poder pessoal, onde serão aplicadas técnicas de PNL e Relaxamento Dinâmico.
Workshop prático: criar e contar metáforas e histórias para a transformação e cura.
Neste workshop, desenvolvemos o tema da comunicação eficaz e da gestão colaborativa de conflitos, com contribuições da PNL e outras áreas da excelência humana.
Workshop prático e vivencial para Aprender com o Passado, Viver bem o Presente e Alimentar o Futuro.