Frustração? Não, obrigado
Carlos Baltazar
Master Trainer de PNL, formador e coach
Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.
O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.
Por outro lado, se procurares a felicidade exclusivamente nos sucessos materiais, estarás a caminhar na senda da frustração.
Os objectivos são um excelente instrumento para focar a energia e criar coisas com valor. Mas não têm muita utilidade para aumentar o nível fundamental de felicidade e bem-estar. Porquê? Porque os objectivos estão no exterior do nosso ser essencial, quer seja uma viagem, uma promoção profissional, ou uma casa melhor. E a fonte de bem-estar, segurança e felicidade não está aí, mas no nosso interior. Os objectivos poderão até tornar-se tóxicos se pensarmos que só ao atingi-los viremos a obter o contentamento e a satisfação.
Faz um favor a ti próprio, e dá a melhor qualidade de vida ao único momento em que estás vivo: agora.
É uma ilusão pensarmos que só nos vamos sentir bem depois de ter atingido o Objectivo. Ao contrário, é o facto de já nos sentirmos bem que permite atingir o Sucesso.
Os teus objectivos são atraentes ou não passam de grandiloquentes?
De acordo com a sugestão do coach Michael Neill, se aspirares a ter um dia médio, provavelmente vais ter um dia excelente.
Mas não se trata de ter expectativas pobres. Trata-se, sim, de fugir à maldição da excepcionalidade. Não podemos ser sempre perfeitos ou super excelentes. Por vezes, devemos simplesmente desejar ser bons, estar na média, corresponder a expectativas razoáveis, alinhadas com uma percepção realista do nosso potencial.
Gestão de expectativas
A frustração emerge naturalmente quando as nossas expectativas são insatisfeitas. O erro não está em ter expectativas, o erro está em fazê-las depender de coisas que estão fora da nossa esfera de influência, particularmente do comportamento de outros.
A alternativa a expectativas geradoras de frustração é definir objectivos atraentes, e viáveis e alimentar a esperança com foco e determinação.
Segundo Steve Gilligan, um Objectivo que valha realmente a pena prosseguir deve ser Positivo, Sucinto e Ressonante.
Positivo porque o nosso inconsciente não conhece negações e não podemos criar representações mentais daquilo que não é, somente daquilo que É.
Sucinto (em 5 palavras ou menos) porque um objectivo não é uma história, apesar de podermos usar histórias a favor dos nossos objectivos. Se empregarmos muitas palavras para descrever o nosso objectivo rapidamente caímos numa narrativa complicada que não ajuda a manter o foco.
Ressonante porque um objectivo motivador deve mobilizar todo o corpo e todas as dimensões do sujeito. Ao declarares o teu objectivo ressonante, poderás senti-lo a vibrar dentro de ti.
Experimenta declarar o teu Objectivo ao mundo com uma voz ressonante. Não tens de ir para a janela gritar, embora isso pudesse ser interessante. Basta imaginar que soltas a tua voz interior e a deixas falar alto com o mundo, afirmando o que que queres, porque o queres e para que o queres.
PNL e Objectivos
Para a PNL, um objectivo é um programa neurolinguístico para o sucesso e usamos os seguintes critérios para formular objectivos.
- Formulado positivamente. O que se quer de facto, e não o que se quer evitar.
- Sob controlo próprio. Iniciado e mantido pelo dono do objectivo.
- Especificado e contextualizado. Detalhar o que se pretende, como, onde e com quem.
- Dimensão sensorial. O objectivo deve estar acompanhado com a antecipação sensorial do que o sucesso vai trazer. Ao atingir o objectivo, o que a pessoa vai ver, ouvir e sentir.
- Trata-se de fazer o balanço dos ganhos e perdas envolvidos com o sucesso objectivo. Este tem de ser francamente positivo, sob pena de não convocar a nossa energia para o sucesso.
Interessado em saber mais sobre PNL e como esta metodologia da excelência humana pode ajudar a atingir os teus objectivos, diminuindo a frustração?
Contacta comigo.
Cursos
Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.
Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.
Workshops
Venha conhecer o modo como os Arquétipos influenciam constantemente o seu comportamento ao longo da vida e clarificar formas de colocar esse conhecimento ao serviço de uma vida plena.
Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.
Workshop onde, através de técnicas de PNL são abordadas estratégias de reforço da inteligência e da Integração Emocional.
Workshop prático de desenvolvimento da autoconfiança, da auto estima e do poder pessoal, onde serão aplicadas técnicas de PNL e Relaxamento Dinâmico.
Workshop prático: criar e contar metáforas e histórias para a transformação e cura.
Neste workshop, desenvolvemos o tema da comunicação eficaz e da gestão colaborativa de conflitos, com contribuições da PNL e outras áreas da excelência humana.
Workshop prático e vivencial para Aprender com o Passado, Viver bem o Presente e Alimentar o Futuro.