fbpx ...

Dando a volta aos problemas

Quem sou eu?

Carlos Baltazar

Master Trainer de PNL, formador e coach

Carlos Baltazar PNL

Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.

Para mim, vencer e ter sucesso são um objectivo de vida a muitas dimensões, não se trata somente de obter resultados num contexto limitado.
E-book de PNL

O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.

Só resolvemos os problemas criados pelo Ego quando percebemos que ‘nós’ somos o problema.
- Genpo Merzel

O que é para ti um problema?

Talvez possas concordar com alguma destas definições:

  • Algo que não te deixa sentir bem.
  • Algo que te impede de atingir o teu objectivo.
  • Dificuldade em estar presente no agora.

 

Basicamente, todas as pessoas querem sentir-se bem. Acontece que é frequente estarem insatisfeitas com o seu estado actual e em constante busca do estado desejado. Quando surge um problema, esse estado desejado fica mais longe!

Neste artigo, abordamos o conceito de problemas e como lidar com estas situações.

Então, se tenho um problema, devo assumir que a culpa é minha?

Não. Isso seria mais uma vez o pequeno Ego a manifestar-se. Não se trata de culpa, trata-se de assumir a responsabilidade completa por encontrar a solução. E trata-se de abandonar a identificação que fazemos entre nós e a história do problema.
Se a situação te entristece, vive essa emoção! Até a raiva é legítima desde que deixes o drama para trás.

O que nos tira o poder é a identificação com os problemas, as suas histórias, os seus dramas.
Ao perceberes que o problema é uma construção mental (assim se entende a ideia de que ‘nós somos o problema’) ganhas novamente o poder. Antes, andavas às voltas como vítima; agora, tornas-te mestre da situação.

Se a ideia de seres o teu problema te incomoda (uma questão linguística importante como salientamos na PNL) convido-te a acolher a ideia de seres dono do problema. Na verdade, problema é somente a distância entre ti e o teu estado desejado quando esta é percebida como dificilmente ultrapassável!

Ser dono do problema significa que vais escolher a melhor estratégia para vencer essa distância (que muitas vezes só é grande devido a um erro de perspectiva).
O importante é não ficarmos presos à narrativa das nossas identificações e dos nossos dramas. Por cada crise, há um campo infinito de possibilidades que se abre.

“O problema não é o problema. É o estado em que entras na situação em que tem existido o problema” J. Grinder

Atravessar um labirinto pode ser um problema

Não precisamos de conserto!

Há uma classe especial de problema que se revela na relação que temos connosco mesmos.

Considera as seguintes frases.

“Tenho de vencer os meus defeitos…”

“Os meus defeitos não me deixam avançar…”

Estas afirmações são-te familiares porque as ouves ou porventura as usas?

Repara nas metáforas envolvidas:

  1. Há uma guerra com essa ‘entidade’ constituída pelos meus supostos defeitos. 
  2. Os ditos defeitos são uma barreira no meu caminho.

Com certeza que:

  1. As batalhas requerem muita energia havendo sempre o risco de serem perdidas.
  2. Há barreiras muito grandes e inultrapassáveis.

E se abordássemos os ‘defeitos’ de outra maneira, empregando outras estratégias para conseguir os resultados que eles nos têm ‘impedido’ de conseguir?

Podes partir de alguns dos seguintes pressupostos da PNL:

O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seu próprio mapa e as palavras que empregam não são a realidade que descrevem. Aplicando: os defeitos não têm existência real e não passam de uma simplificação abusiva ou uma interpretação distorcida das dificuldades que sentimos na forma como lidamos com a realidade.

Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. Ninguém É errado ou É limitado. Ninguém é ‘defeituoso’.

O comportamento é transformável e o comportamento actual é a melhor escolha que se tem no momento. Como posso mudar as minhas escolhas e transformar este comportamento que me desagrada?

Todo comportamento é útil em algum contexto. Onde / quando / como aprendi a reagir dessa maneira?  Qual é a história do meu defeito? Estou agarrado a ela?

Não existe fracasso, apenas informação (feedback/aprendizagem). Utilizemos tudo que acontecer para aprender, crescer e avançar. Que informação útil posso reter deste comportamento ou limitação e passar à frente?

reenquadremos, para dar novos significados

Reenquadrar significa ver de outra maneira, por outro ângulo ou com outra moldura. Queres considerar hipótese do teu ‘defeito’ ter um significado positivo. Qual seria? Ou um propósito útil? Em que contexto esse defeito é afinal uma competência?

E, quanto à definição de problema, não será esta uma versão mais ligada ao campo das possibilidades e soluções?
Um Problema é um Desafio à espera de ser respondido.

Sugiro também a leitura do artigo De que tamanho são os teus Problemas?

Nota sobre PNL:
Eu uso a Programação Neuro Linguística como base das minhas actividades de formação e coaching.

 A PNL é uma abordagem prática ao estudo da mente na perspectiva da excelência humana. 

Como nos podemos sentir bem, com acesso a todos os nossos recursos, resolvendo padrões ineficazes do passado e atingindo os nossos objectivos mais importantes.

Cursos

Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.

Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.

Workshops

Venha conhecer o modo como os Arquétipos influenciam constantemente o seu comportamento ao longo da vida e clarificar formas de colocar esse conhecimento ao serviço de uma vida plena.

Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.

Workshop onde, através de técnicas de PNL são abordadas estratégias de reforço da inteligência e da Integração Emocional.

Workshop prático de desenvolvimento da autoconfiança, da auto estima e do poder pessoal, onde serão aplicadas técnicas de PNL e Relaxamento Dinâmico.

Workshop prático: criar e contar metáforas e histórias para a transformação e cura.

Neste workshop, desenvolvemos o tema da comunicação eficaz e da gestão colaborativa de conflitos, com contribuições da PNL e outras áreas da excelência humana.

Workshop prático e vivencial para Aprender com o Passado, Viver bem o Presente e Alimentar o Futuro.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.