Cria um futuro atraente
Carlos Baltazar
Master Trainer de PNL, formador e coach
Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.
O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.
O tempo é algo que existe entre uma possibilidade e a sua realização.
Muitas pessoas imaginam o futuro como tendo já acontecido e não se motivam. Outras veem o futuro como algo muito distante, tornando os seus objectivos muito longínquos e desmotivam-se.
A Luísa tem peso a mais e não consegue subir dois andares sem se cansar. Contudo, quando pensa em exercitar-se, ela entra em modo sonhador e imagina-se imediatamente em excelentes condições físicas. Saboreia essa satisfação imaginária de se sentir muito bem com o seu corpo e adia uma vez mais a inscrição no ginásio ou a sua mudança de regime alimentar.
O que a Luísa fez foi excluir o intervalo de tempo entre a possibilidade de ter o corpo que deseja e a sua concretização, durante o qual se deveria esforçar para conseguir um resultado atraente. Resultado: não vale a pena fazer exercício físico.
Por outro lado, se a Luísa imaginar que o tempo entre o seu esforço e o resultado se estica indefinidamente, o seu objectivo fica demasiado afastado e será certamente pouco motivador. Resultado: não há vontade de fazer o tal exercício físico.
A forma como imaginamos o tempo e o representamos na nossa mente é muito subjectiva e varia de pessoa para pessoa.
Proponho um exercício sobre o tema do futuro atraente.
- Se lhe desses ouvidos, o que o teu ‘Eu futuro’ te poderia pedir para fazeres agora?
Imagina a pessoa que queres ser dentro de 1 a 5 anos. Como te vais sentir? O que vais ver à tua volta, como será a tua imagem de ti mesmo, sendo essa pessoa que realiza o teu potencial? Podes até intuir como será o teu diálogo interior, as coisas que dizes a ti próprio, sendo esse teu ‘Eu futuro’ que cumpre o seu propósito?
O que essa pessoa te diria? Que conselhos e sugestões te oferece? Que possibilidades ela te aponta?
- Imagina como poderá ser o teu ‘Eu futuro’ se nada fizeres para conseguires os resultados que gostarias de alcançar.
Tens dúvidas acerca de qual é o teu futuro mais atraente?
Só no futuro é que vou estar bem
Esta é uma enorme ilusão e uma partida que a nossa mente nos prega por confundirmos resultados futuros com bem-estar presente. Precisamos de nos sentir bem e em paz connosco para melhor atingirmos os nossos objectivos.
E a verdade é que basta distanciarmo-nos de pensamentos desagradáveis (por exemplo: olhando para eles como se fossem uma ocorrência mental que rapidamente se desfaz como uma nuvem passageira) e focar a nossa mente em sentimentos gratificantes para nos sentirmos bem já neste momento.
Então para que precisamos de coisas que só vamos atingir no futuro? Porque a vida é feita de movimento e uma das necessidades humanas que precisamos de satisfazer é a diversidade e o crescimento pessoal. Portanto, podemos estabelecer um compromisso com a criação de um futuro mais atraente e, ao mesmo tempo, deixarmo-nos preencher já por sentimentos agradáveis e gratificantes.
Como atingir os resultados que fazem parte do meu futuro atraente?
Esta ‘equação’ ajuda a perceber a estrutura da questão:
Resultados= Situação presente + EU+ Escolhas
A situação presente não depende de mim, resume os condicionalismos exteriores. Não adianta nada lamentar-me por ser uma situação de que não gosto. O EU resume tudo o que sou, como me sinto e o meu potencial. Um dos pressupostos da PNL é que eu já possuo todos os recursos de que preciso para exprimir o meu potencial, só tenho de os encontrar e activar. Já as escolhas são imediatas e estão sob o meu controlo. Então, de facto, os meus resultados só dependem das minhas escolhas e dos recursos que eu puder usar dentro de mim.
Sair de estados-problema, para criar o seu futuro atraente
Muitas pessoas têm dificuldade em criar o seu futuro promissor ou atraente por se sentirem ‘agarradas’ a estados paralisantes, onde ficam enredados pelos problemas.
Porque temos dificuldade em encontrar e mobilizar recursos? Uma razão é estarmos demasiadamente associados ao problema.
O conceito de associação e dissociação (distanciamento) é dos mais importantes na PNL. No estado associado, estamos completamente imersos na situação. Ao recordarmo-nos de algum detalhe é como se revivêssemos novamente a memória, com todo o envolvimento emocional.
Pelo contrário, no estado dissociado, vemos uma imagem da situação como se observássemos de fora, como se fôssemos espectadores de um filme. Para assegurar que estamos dissociados, certificamo-nos que vemos uma imagem de nós mesmos na situação.
O que pretendemos é dissociarmo-nos do problema e associarmo-nos aos recursos de que precisamos para o resolver.
Exercício- Triângulo do Problema e Recursos
Como preparação, começa por dispor no chão os papéis com as letras P (espaço problema), D (espaço observador, dissociado) e R (espaço recursos).
- Entra no espaço P. Identifica uma situação ou estado problemático que gostarias de mudar. Brevemente, por uns momentos, associa-te com este estado, sentindo as sensações correspondentes.
- Passa à posição D, ‘deixando’ essas sensações na posição P. Olha para a posição P e avista uma imagem de ti mesma no campo do problema. Considera como te sentes, o que vês e ouves quando estás no espaço do Problema. Agora, dirije a tua atenção para a posição R e identifica que recursos serão necessários para resolver a situação P. Exemplo: Humor, Confiança, Curiosidade, etc…
- Observa uma imagem de ti mesmo na posse desses recursos, situada no local R. Como se manifesta esse ‘EU’? Observa-te a ti mesma como se tivesses resolvido o problema.
- Passa para a posição R e associa-te completamente a esse EU, que dispõe desses recursos. Sente o estado gratificante de ter esses recursos em todo o corpo. Podes aproveitar para exagerar, deixando que a sensação vibre, gire rapidamente e transborde para fora de ti.
- Volta à posição P (estado problema), trazendo para a situação que era desagradável todos os recursos que precisas e o sentimento muito agradável de os teres à tua disposição.
- Fora deste triângulo, faz uma respiração profunda e aprecia como a situação mudou.
- Repete as vezes que sejam necessárias.
Criando um futuro promissor
Pensa num dos teus objectivos mais importantes, um objectivo que te traga resultados valiosos para a tua vida. Algo cuja realização dependa de ti e do teu esforço, mesmo que, para isso, tenhas de reunir recursos que ainda não tenhas totalmente disponíveis.
Imagina que dás um salto para o teu futuro e, com os olhos fechados, desenvolve no espaço da tua mente um pequeno filme de ti tendo já atingido o objectivo.
O que está a acontecer como resultado de teres atingido o objectivo? Quem pode estar contigo? O que te podem dizer essas pessoas?
Agora entra no filme, ficando totalmente associada à situação, vendo com os teus olhos o que acontece à tua volta. Ouve os sons e as palavras que outros podem dizer, confirmando o teu sucesso.
Recorda-te que és tu a realizadora deste filme, portanto podes torná-lo muito, muito atraente. Aproxima as imagens, torna-as grandes, bem luminosas e cheias de cor. Podes inclusivamente criar uma banda sonora excitante.
O que poderás estar a sentir nessa ocasião? Antecipa, agora, todas as sensações boas e calorosas de teres os resultado que desejas já ao teu dispor.
Olha agora na direcção do teu passado e considera as diversas etapas que passaste até aqui chegar. Quais foram os primeiros passos? Que conselhos e sugestões podes dar a ti mesma para fazer este percurso que te trará ao teu futuro atraente?
Guarda estas preciosas informações e grava uma imagem de ti mesma que simbolize a chegada a esse futuro promissor. Transporta-a contigo e recorda-a sempre que precisares de motivação para persistir na criação do teu futuro mais presente!
NOTA
Os exercícios e técnicas de PNL (Programação Neuro Linguística) são mais poderosos quando orientados por um especialista.
Nos diversos níveis de formação em PNL, eu demonstro e treino com os participantes um vasto conjunto de processos transformadores de largo impacto.
Queres saber mais? Contacta-me.
Cursos
Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação.
A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.
Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.
Workshops
Venha conhecer o modo como os Arquétipos influenciam constantemente o seu comportamento ao longo da vida e clarificar formas de colocar esse conhecimento ao serviço de uma vida plena.
Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.
Workshop onde, através de técnicas de PNL são abordadas estratégias de reforço da inteligência e da Integração Emocional.
Workshop prático de desenvolvimento da autoconfiança, da auto estima e do poder pessoal, onde serão aplicadas técnicas de PNL e Relaxamento Dinâmico.
Workshop prático: criar e contar metáforas e histórias para a transformação e cura.
Neste workshop, desenvolvemos o tema da comunicação eficaz e da gestão colaborativa de conflitos, com contribuições da PNL e outras áreas da excelência humana.
Workshop prático e vivencial para Aprender com o Passado, Viver bem o Presente e Alimentar o Futuro.