fbpx

O que fazer com âncoras negativas?

Quem sou eu?

Carlos Baltazar

Master Trainer de PNL, formador e coach

Carlos Baltazar PNL

Gosto de me interrogar e perceber como funciona a mente, numa perspetiva de
crescimento e descoberta pessoal.

Para mim, vencer e ter sucesso são um objectivo de vida a muitas dimensões, não se trata somente de obter resultados num contexto limitado.
E-book de PNL

O e-book que vai abrir-lhe as portas para o mundo da PNL.

Âncoras e gatilhos

Âncoras negativas são aqueles estímulos externos que, ao acontecerem, desencadeiam reacções padronizadas com perda de controlo próprio e com resultados sensoriais desagradáveis. Em suma, são uma espécie de disparadores (gatilhos) para estados emocionais de baixa qualidade.

Com a PNL ganhamos uma grande direcção sobre os nossos processos mentais, mas não ficamos imunes a altos e baixos emocionais. E ainda bem, já que a variabilidade emocional é um dos mais fortes sinais de que somos humanos e …estamos vivos!

Com as ferramentas da PNL:

  1. Sentimo-nos bem mais frequentemente. E usufruímos de maior bem-estar!
  2. Se algo correr mal e uma âncora negativa for activada, o mais natural será sentirmo-nos mal. Contudo, é muito menor a probabilidade de perder o controlo e muito maior a de tomar consciência do processo, para o modificar.
  3. Não permanecemos com mau humor por muito tempo.
  4. Aprendemos com os contratempos – diminuindo a probabilidade de ocorrerem novamente.
Âncoras negativas: como lidar

Então, o que fazer com esses inúteis gatilhos que nos levam para estados negativos?

Da próxima vez que experimentares uma mudança de humor repentina e indesejável, em que podes até ter desencadeado comportamentos lamentáveis, considera uma destas opções:

  1. Não és sempre assim, foi somente um velho gatilho que disparou. Aceita que podes reagir automaticamente em certas circunstâncias, em vez de fazer uma escolha deliberada Isso não é pecado nem é uma fraqueza pessoal.
    Uma âncora negativa é simplesmente um programa do sistema mente-corpo aprendido em algum lugar ao longo do caminho de vida. E agora que já identificaste essa vulnerabilidade, ela será activada menos facilmente no futuro.
  2. Vamos descobrir como isso aconteceu… Agora precisas de descobrir o que efectivamente disparou a mudança de humor. Foi algo que viste ou ouviste? Que crenças ou valores intervieram no processo? Que emoções escondidas se juntaram para te fazer sentir mal?
  3. Chegou a hora de neutralizar essa âncora negativa! Uma coisa é reconhecer que houve um gatilho que te causou a mudança de humor. Outra é fazer alguma coisa para te libertares disso – caso contrário, serás sempre vítima dele.

Cursos

Curso introdutório que apresenta os principais modelos e ferramentas da PNL, com oportunidade para praticar algumas das suas técnicas poderosas.

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

Para profissionais que procuram ganhar as ferramentas mais importantes que a PNL oferece a quem trabalha com pessoas em processos de transformação. 

A Certificação Practitioner de PNL é um curso que ensina as técnicas da programação neurolinguística para melhorar a comunicação, o autodesenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional.

Reforce e sistematize os seus conhecimentos. A Certificação de Master em PNL, destina-se a quem quer avançar no caminho da utilização eficaz das ferramentas da PNL com Mestria, Sistematização e Congruência no seu sistema Corpo | Mente | Espírito.